Tratamento do Ronco e Apneia do Sono
Imaginem aquela cena característica do casal na cama: o homem roncando sem parar e a mulher ao lado desesperada pela noite perdida pois não consegue dormir devido ao ronco incessante do marido. O barulho do ronco é o que faz o paciente procurar pelo profissional especializado em busca de tratamento, mas existe um distúrbio muito sério que engloba o barulho noturno, a APNEIA DO SONO. Durante a período do sono, o roncar é interrompido por ENGASGOS que cessam a respiração temporariamente por alguns segundos, repetidas vezes ao longo da noite. Essas pausas sequenciais na entrada do ar diminuem a concentração de oxigênio no sangue, levando a uma elevação dos batimentos cardíacos e estimulando a contração dos vasos sanguíneos. Ao longo do tempo o paciente acaba tendo reflexos diários devido ao distúrbio, como a pressão alta, arritmia cardíaca e devido ao desequilíbrio levando o paciente a desenvolver em muitos casos a diabetes tipo 2.
A biomecânica da APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO tem origem no bloqueio temporário que ocorre pelo relaxamento dos músculos da garganta, com o ar deixando de fluir para as vias aéreas. Essas questões anatômicas da região interferem significativamente na instalação do distúrbio. Nas crianças, o problema pode estar relacionado ao aumento das adenoides (carne esponjosa) e ou amígdalas, estruturas que se localizam na entrada da faringe. É a forma mais comum da doença, porém existe um tipo mais raro, a APNEIA CENTRAL DO SONO ocasionada por uma alteração na região do cérebro que controla a respiração.
Os SINAIS E SINTOMAS característicos incluem ronco, respiração ofegante, sensação de sufocamento ao dormir, sono agitado, sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração e dores de cabeça matinais. Os FATORES DE RISCO são excesso de peso, maxilar inferior retraído (posicionando a língua muito para trás, tapando a garganta), tabagismo, álcool em excesso, uso exagerado de ansiolíticos, aumento das amígdalas e adenoides, dormir de barriga para cima e alguns tumores.
A CLÍNICA ORTOESTÉTICA possui profissionais especializados que podem diagnosticar e realizar o tratamento adequado para esses distúrbios através da instalação dos dispositivos intra-bucais e planejamento orto-cirúrgico em casos mais extremos, levando ao alívio dos sintomas e melhora na qualidade de vida do paciente, evitando assim a instalação de doenças decorrentes advindas desse sério problema. Você se identifica com alguma das situações citadas no texto acima? Entre em contato com a nossa equipe e agende sua consulta!
< Voltar