Doces estragam mesmo os dentes?

Em todo lugar que vamos, sempre encontramos doces deliciosos com as opções mais diversas de cupcakes, bolos, cookies, sorvetes e refrigerantes. Os resultados e os efeitos de uma dieta rica em açúcares sobre os dentes podem não ser notados de imediato, porém se não tomarmos os cuidados necessários, a presença elevada de açúcar provoca a doença cárie.

Vamos entender o que pode ser feito para prevenir e como o açúcar pode afetar a sua saúde dental e da sua família?

Ao ingerirmos doces, as bactérias presentes na nossa boca alimentam-se desse açúcar, produzindo ácidos que dissolvem o esmalte dental causando a cárie. Quanto maior a quantidade desses alimentos açucarados ingeridos, maior a exposição dos seus dentes aos ácidos responsáveis pela cárie.

Deste modo, como você pode evitar a carie e proteger sua família desse ataque ácido?

Acabar por completo com os alimentos açucarados é praticamente impossível, visto que a maioria dos produtos que ingerimos apresenta alguma forma de amido ou açúcar. Apesar disso, existem maneiras de controlar a quantidade desse açúcar ingerido e diminuir o tempo que os dentes ficam desprotegidos contra os ácidos bacterianos.

Um exemplo, é balancear a sua dieta com grãos, frutas e legumes. Outra sugestão é limitar a frequência de guloseimas entre as refeições e fazer trocas por lanches saudáveis, como iogurte e frutas. A substituição de sucos de frutas industrializados e refrigerante por água é uma escolha muito inteligente. Lembrando sempre que escovar bem os dentes depois de comer qualquer forma de alimentos faz a remoção das bactérias responsáveis pela cárie.

DICA: agende consultas regulares e limpezas com seu dentista para toda a sua família. Dessa forma, quaisquer sinais de cárie podem ser descobertos precocemente e cuidados logo no início.

A Ortoestética possui Profissionais capacitados e especializados em detectar possíveis focos de cárie para manter uma excelente saúde bucal a você e toda sua família.

< Voltar